Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 39 Número 1
Artigos originais
Acrodinia Infantil - Considerações etiopatogênicas em torno de um caso
JOSÉ AUGUSTO SOARES1, Aadksdjskdj2, JKLLKJÇKLJÇLKJÇ3, njm,nm,.5, ytrytru6
1Assistente Médico da Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina ou Universidade de São Paulo (Serviço do Professor Sebastião A. P. Sampaio).
2Prof. Assistente.
3P´]
[[´
[´
[´
5.,m.,m.
6urtutrutr
Um caso de acrodinia infantil foi publicado em virtude de sua raridade no meio dermatológico brasileiro. A absorção do mercúrio, através a pele afetada das extremida¬des superiores -a inferiores, foi considerada como fator etiológico e de¬sencadeante da dermatose, evoluindo em paciente prdisposto. Nos cortes histopatológicos das lesões das mãos foram encontra¬das formas septicas de cogumelos, identificadas como Candida sp. e localizadas singularmente nas áreas córneas inundadas de suor. A presença de cogumelos nessas lesões, comprovada por culturas e, histopatológicamente, não lhes conferiu papel patogênica, pois que a cura das lesões cutâneas completou-se sem a terapêutica antifúngica local ou geral. Pelo estudo clínico evolutivo, concluiu-se que as terapêuticas antibióticas, vitamínicas, sedativas, não influenciaram diretamente a cura ela afecção e que a mesma se processou naturalmente, dentro do prazo de desaparecimento do mercúrio tecidual.
Palavras-chave: MIOBLASTOS/CITOLOGIA, QUILO/EFEITOS DE RADIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE/ECONOMIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841