Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 2
Caso Clínico
Líquen aureus "algesiogênico"
"Algesiogenic" Lichen aureus
ROBERTO RHEINGANTZ DA CUNHA FILHO1, JOEL SCHWARTZ2, JORGE ZANOL3
1Mestre em Saúde e Comportamento - Universidade Católica de Pelotas - UCPel - Pelotas (RS), Médico Dermatologista (SC), Brasil.
2Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre (RS), Brasil.
3Dermatopatologista do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
Recebido em 24.07.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 01.11.2004. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade do Rio Grande do Sul do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Cunha Filho RR, Schwartz J, Zanol J. Líquen aureus “algesiogênico”. An Bras Dermatol. 2006;81(2):163-5.
Correspondência:
Dr Roberto Rheingantz da Cunha Filho
Rua Roberto Tromposky, 194 - Centro
89600-000 - Joaçaba - SC
Tel.: (49) 3522-1269
"E-mail":mailto:robertodermatologista@yahoo.com.br
Descreve-se caso de líquen _aureus_ em paciente do sexo feminino, com 23 anos de idade que apresentava há dois anos lesão dolorosa, purpúrica, acastanhada tendendo por semelhante a cor de ferrugem e de aspecto liquenóide no antebraço. O exame anatomopatológico revelou denso infiltrado linfo-histiocitário na derme superior papilar, com extravasamento de hemácias. O líquen _aureus_ é relativamente raro, sendo ainda mais raro o sintoma de dor.
Palavras-chave: DOR, ERUPÇÕES LIQUENÓIDES, PURPURA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841