Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 35 Número 2

Artigos originais

Lúpus Vulgar angiomatoso


VINICIO DE ARRUDA ZAMITH


Dermatologista efetivo do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo (Serviço do Dr. Osvaldo Portugal), Assistente voluntário da Clínica de Alergia da Santa Casa de São Paulo (Serviço do Dr. R. de Araújo Cintra)

Correspondência:
Rua Conselheiro Crispiniano, 20 - 7º (São Paulo)

 

Resumo

Há cerca de dois anos, o autor apresentou ao Departamento de Dermatologia da Associação Paulista de Medicina um caso de tuberculose cutânea, chamando-o "de tipo sarcóide", em virtude de sua semelhança morfológica com o sarcóide de Boeck. Agora, após estudar mais detidamente o assunto, considera-o como legítima forma de lúpus vulgar, variedade esta de tuberculose cutânea bastante rara em nosso país. Estabelece o diagnóstico diferencial com certas afecções andêmicas entre nós, dentre as quais a leishmaniose tegumentar americana e a blastomicose, que podem ocasionalmente assumir características sarcóides ou lupóides. Afasta o próprio sarcóide de Boeck-Shaumann, quer em sua viriedade de grandes nódulos, quer o ângio-lupóide de Brocq-Pautrier, pois considera inexato falar em sarcóide quando a etiologia tuberculosa foi demonstrada. Dentro do grupo "non exedens" do lúpus vulgar, ao qual o caso pertence, a variedade " angiomatosa de Besnier" é a que mais de adapta à forma estudada, em virtude de seu aspecto clínico semelhante a um angioma e pelo grande número de capilares neoformados, constatados ao exame histopatológico.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações