Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 2
Investigação
Modulação da proliferação fibroblástica e da resposta inflamatória pela terapia a laser de baixa intensidade no processo de reparo tecidual
Modulation of fibroblast proliferation and inflammatory response by low-intensity laser therapy in tissue repair process
ADEIR MOREIRA ROCHA JÚNIOR1, RODRIGO GUERRA DE OLIVEIRA2, ROGÉRIO ESTEVAM FARIAS3, LUIZ CARLOS FERREIRA DE ANDRADE4, FERNANDO MONTEIRO AARESTRUP5
1Centro de Biologia da Reprodução - CBR - da Universidade Federal de Juiz de Fora. Laboratório de Imunopatologia e Patologia Experimental, mestrando em Saúde Brasileira – Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Juiz de Fora (MG), Brasil.
2Cirurgião-dentista da Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Juiz de Fora (MG), Mestre em Laser na Odontologia - Universidade de São Paulo - USP - São Paulo (SP), Brasil.
3Pesquisador do Centro de Biologia da Reprodução - CBR - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Juiz de Fora (MG) Laboratório de Imunopatologia e Patologia Experimental, Doutor em Patologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ), Brasil.
4Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia - Imepen - Juiz de Fora (MG), Doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (SP), Brasil.
5Pesquisador do Centro de Biologia da Reprodução - CBR da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Juiz de Fora (MG), Laboratório de Imunopatologia e Patologia Experimental, Doutor em Patologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ), Brasil.
Recebido em 22.08.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.03.2006. Trabalho desenvolvido e realizado no Laboratório de Imunopatologia e Patologia Experimental do Centro de Biologia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Juiz de Fora (MG), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Rocha Júnior AM, Oliveira RG, Farias RE, Andrade LCR, Aarestrup FM. Modulação da proliferação fibroblástica e da resposta inflamatória pela terapia a laser de baixa intensidade no processo de reparo tecidual. An Bras Dermatol. 2006;81(2):150-6.
Correspondência:
Prof. Fernando Monteiro Aarestrup
Centro de Biologia da Reprodução - CBR
Universidade Federal de Juiz de Fora
Campus Universitário
Bairro Martelos
36036-330 - Juiz de Fora - MG
Tel.: (32) 3229-3250
Fax: (32) 3229-3251
"E-mail":mailto:fmastrup@excite.com
*Fundamentos:* Ao longo dos anos, diversos estudos têm sido realizados para compreender o processo de reparo tecidual, bem como os possíveis efeitos da terapia a laser no processo de cicatrização de feridas. *Objetivos:* Investigar o comportamento de feridas cutâneas provocadas na região dorsal de ratos Wistar _(Rattus norvegicus)_, que foram submetidos ao tratamento com laser de baixa intensidade, com 3,8 J/cm² de dosagem, 15mW de potência e tempo de aplicação de 15s. *Métodos:* Os animais (n = 12) foram divididos em dois grupos, um controle e outro tratado com laser. Foram realizadas, no grupo tratado, três aplicações (imediatamente após o ato cirúrgico, 48 horas e sete dias após a realização das feridas cirúrgicas). Dez dias após o ato cirúrgico foram colhidas amostras das lesões de ambos os grupos para realização de estudo histopatológico e histomorfométrico. *Resultados:* Foram evidenciados aumentos da neovascularização e da proliferação fibroblástica, e diminuição da quantidade de infiltrado inflamatório nas lesões cirúrgicas submetidas à terapia com laser. *Conclusão:* Os resultados em conjunto sugerem que a terapia a laser de baixa intensidade é um método eficaz no processo de modulação da reparação tecidual, contribuindo significativamente para a cicatrização tecidual mais rápida e organizada.
Palavras-chave: CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, RATOS, TERAPIA A LASER DE BAIXA INTENSIDADE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841