Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 70 Número 6
Caso Clínico
Eritroqueratodermia simétrica progressiva
Progressive Symmetrical Erythrokeratoderma
MARCELLO MENTA SIMONSEN NICO1, CYRO FESTA NETO2, ZILDA NAJJAR PRADO DE OLIVEIRA2
1Pós-Graduado.
2Médicos Assistentes.
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 05.10.95._ *Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.*
Correspondência:
Marcelo Menta Simonsen Nico
Rua das Barcas, 486
São Paulo SP 04641-070
Eritroqueratodermias compõem um grupo de alterações da queratinização em que se observam lesões circunscritas eritematoqueratósicas, persistentes ou variáveis. A eritroqueratodermia simétrica progressiva foi relatada, pela primeira vez, por Darier, em 1911. Suas lesões são persistentes e resisentes à terapêutica, sendo os retinóides orais as únicas drogas eficazes, segundo a literatura. Este relato refere-se a um caso de eritroqueratodermia simétrica progressiva, que teve como peculiaridade extenso acometimento da pele do tronco, o que é raramente relatado.
Palavras-chave: ICTIOSES., DERMATOPATIAS GENÉTICAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841