Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 55 Número 2
Caso Clínico
Acantose nigricante da aréola mamária
TEREZA CRISTINA DE OLIVEIRA1, MARIA BEATRIZ PUZZI TAUBE2, MARIO CARBONARI FILHO3
1Residente
2Professora Assistente
3Professor Assistente
Trabalho do Centro de Dermatologia e Venereologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Prof. Aureliano da Fonseca).
APRESENTA-SE UM CASO DE ACANTOSE NIGRICANTE ACOMETENDO ARÉOLA MAMÁRIA E MAMILO E DISCRETAMENTE AS AXILAS E O PESCOÇO. O PRINCIPAL DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL FAZ-SE COM A "HIPERCERATOSE DE ARÉOLA MAMÁRIA", PATOLOGIA DESCRITA POR URBACH EM 1925. E QUE LEVY-FRANCKEL (1934) DIVIDIU EM TRÊS CATEGORIAS: A) ACOMETIMENTO DA REGIÃO COMO EXTENSÃO DE UM NEVO EPIDÉRMICO, B) FAZENDO PARTE DE UMA ICTIOSE E C) FORMA NÉVICA. OS AUTORES ACRESCENTAM A ESTA CLASSIFICAÇÃO A ACANTOSE NIGRICANTE.
Palavras-chave: ACANTOSE NIGRICANS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841