Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 70 Número 6
Caso Clínico
Carcinoma basocelular tratado com cirurgia micrográfica pelo método de Munique
Basal cell carcinoma treated with micrographic surgery using the Munich method
LUIS FERNANDO FIGUEIREDO KOPKE1, VALÉRIA GOMES BARBOSA2, IVAN CURTISS SILVIANO BRANDÃO2
1Mestre em Dermatologia. Faculdade de Medicina - UFMG. Preceptor de Cirurgia Dermatológica. Serviço de Dermatologia, Santa Casa de Belo Horizonte e do Hospital das Clínicas - UFMG.
2Residente. Serviço de Dermatologia, Santa Casa de Belo Horizonte.
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.10.95._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Belo Horizonte (Chefia: Dr. Jackson Machado Pinto).*
O método micrográfico de Munique é uma das variações da cirurgia micrográfica que examina tridimensionalmente a peça cirúrgica, do seu fundo até a borda epidérmica, sendo sempre possível a observação do tumor em relação às bordas cirúrgicas. Ele difere essencialmente do método de Mohs, exame micrográfico periférico, que observa apenas a borda externa da peça cirúrgica. Dessa forma, com o método de Munique, as relações do tumor com as margens cirúrgicas podem ser mais bem estudadas. Utilizando vários cortes seqüenciais de corte, má interpretação de cortes oblíquos de folículos pilosos, desgaste excessivo da peça até que se consiga um bom corte para análise, podem ser evitados com o método de Munique. Este trabalho descreve um caso clínico e toda a metodologia da cirurgia micrográfica pelo método de Munique.
Palavras-chave: CIRURGIA DE MOHS., CARCINOMA BASOCELULAR, CIRURGIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841