Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 70 Número 5

Caso Clínico

Metástase cutânea como primeira manifestação de hipernefroma

Cutaneous metastasis as primary manifestation of a hypernephoma


HIRAM LARANGEIRA DE ALMEIDA JR.1, RUDOLF STADLER2, CONSTANTIN ORFANOS3


1Ex. Bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Professor Adjunto de Dermatologia. Universidade Livre de Berlim, Alemanha.
2Professor de Dermatologia, Universidade Livre de Berlim. Atualmente diretor do Setor de Dermatologia, Clínica Minden, Minden, Alemanha.
3Professor Titular de Dermatologia.

_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação 01.9.95._ *Trabalho realiozado na Clínica Dermatológica do Hospital Universitário Benjamin Franklin da Universidade Livre de Berlim.*

Correspondência:
Hiram Larangeira de Almeida Jr. Rua Quinze de Novembro, 1047/405 Pelotas RS 96015-000

 

Resumo

A ocorrência de metástase cutânea como primeira manifestação de tumor interno oculto não é fenômeno freqüente. Descreve-se um caso de hipernefroma que se manifestou primariamente como lesão clinicamente indistinguível de granuloma piogência. A cicatrização imuno-hitoquímica do tumor, que foi positiva com os anticorpos antipanqueratina, RNP 11.65, S-100, antivimentina e antígeno carcino-embriogênico, sugeriu a origem renal do tumor, o que foi confirmado com a tomografia abdominal. Metástase cutânea deve ser um dos diagnósticos diferenciais do granuloma piogênico.

Palavras-chave: METÁSTASE NEOPLÁSICA., CARCINOMA DE CELULAS RENAIS, IMUNO-HISTOQUÍMICA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações