Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 70 Número 5

Investigação

Pesquisa de auto-anticorpos e função tireoidiana em pacientes portadores de vitiligo e alopécia areata

Autoantibody research and thyroid function in patients suffering from vitiligo e alopécia areata


ISABEL CRISTINA PALMA KUHL1, MARLENE LAKS WEISSBLUTH1, LUCIO BAKOS2, TANIA MENDES WOLLMANN3


1Médica.
2Chefe do Serviço.
3Médica Residente.

_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.7.95._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.*

Correspondência:
Isabel C. P. Kuhl Rua Hilário Ribeiro, 202/901 Porto Alegre RS 90510-040

 

Resumo

FUNDAMENTO - O vitiligo e a alopecia areata não possue etiologia estabelecida até o momento. Atualmente, na literatura, existe a valorização de sua relação com doenças auto-imunes e da importância da presença de auto anticorpos. OBJETIVO - Pesquisar a presença de auto-anticorpos num grupo de pacientes com alopecia areata e vitiligo, e avaliar esses achados, comparando-os com outros exames de função tireoidiana e com doenças auto-imunes. MÉTODO - São avaliados 39 pacientes com vitiligo, 39 com alopecia areata e 30 pacientes do grupo-controle com pesquisa de auto-anticorpos e avaliação da função tireoidiana. RESULTADOS - A presença de auto-anticorpos foi maior nas dermatoses analisadas do que no grupo-controle, e, quanto mais extensas as lesões, mais presentes foram as alterações laboratoriais. CONCLUSÃO - As alterações laboratoriais em pacientes com alopecia areata e com vitiligo na população estudada foram semelhantes às citadas na literatura.

Palavras-chave: ALOPECIA EM ÁREAS, AUTO-ANTICORPOS, VITILIGO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações