Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 70 Número 5
Investigação
Pesquisa de auto-anticorpos e função tireoidiana em pacientes portadores de vitiligo e alopécia areata
Autoantibody research and thyroid function in patients suffering from vitiligo e alopécia areata
ISABEL CRISTINA PALMA KUHL1, MARLENE LAKS WEISSBLUTH1, LUCIO BAKOS2, TANIA MENDES WOLLMANN3
1Médica.
2Chefe do Serviço.
3Médica Residente.
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.7.95._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.*
Correspondência:
Isabel C. P. Kuhl
Rua Hilário Ribeiro, 202/901
Porto Alegre RS 90510-040
FUNDAMENTO - O vitiligo e a alopecia areata não possue etiologia estabelecida até o momento. Atualmente, na literatura, existe a valorização de sua relação com doenças auto-imunes e da importância da presença de auto anticorpos. OBJETIVO - Pesquisar a presença de auto-anticorpos num grupo de pacientes com alopecia areata e vitiligo, e avaliar esses achados, comparando-os com outros exames de função tireoidiana e com doenças auto-imunes. MÉTODO - São avaliados 39 pacientes com vitiligo, 39 com alopecia areata e 30 pacientes do grupo-controle com pesquisa de auto-anticorpos e avaliação da função tireoidiana. RESULTADOS - A presença de auto-anticorpos foi maior nas dermatoses analisadas do que no grupo-controle, e, quanto mais extensas as lesões, mais presentes foram as alterações laboratoriais. CONCLUSÃO - As alterações laboratoriais em pacientes com alopecia areata e com vitiligo na população estudada foram semelhantes às citadas na literatura.
Palavras-chave: ALOPECIA EM ÁREAS, AUTO-ANTICORPOS, VITILIGO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841