Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 70 Número 4
Investigação
Nervos displásicos: uma pontuação clínica e sua correlação clinicopatológica
Dysplastic nevi: a clinical scale and its clinical pathological correlation
ANA SANCHEZ BOIX DA SILVA1, NELSON GUIMARÃES PROENÇA2
1Professora Assistente de Clínica Dermatológica, Santa Casa de São Paulo
2Professor Pleno de Dermatologia
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 20.6.95._ *Resumo da tese de mestrado em dermatologia apresentada à Escola Paulista de Medicina e aprovada em novembro de 1993.
Correspondência:
Ana Boix
Av. Angélica, 916/504
São Paulo SP 01228-000
FUNDAMENTOS - O melanoma primário da pele é um câncer geralmente fatal, que vem atingindo jovens adultos com frequência cada vez maior, e sua incidência tem aumentado em todo o hemisfério ocidental. Em decorrência desses fatos, tem havido maior cuidado na identificação dos fatores de risco, entre os quais, os nevos displásicos. OBJETIVOS - Identificar características clínicas que permitam diagnosticar os nevos displásicos. MÉTODOS - Foram analisados 51 nevos melanocíticos adquiridos, em estudo clinicopatológico prospectivo. Avaliaram-se as seguintes características clínicas: assimetria, bordas, cor, diâmetro e eritema ao redor da lesão. Para essas características, adotou-se um sistema de pontuação para posterior correlação clínicopatológica. RESULTADOS - A pontuação clínica igual ou superior a cinco esteve presente em cinco dos seis nevos displásicos (83,33%) e em 13 dos 45 nevos não displásicos (28,29%). CONCLUSÕES - Os nevos com pontuação inferior a cinco têm grande possibilidade de serem nevos não displásicos, pois a classificação ocorreu em 32 dos 33 casos (96,96%) com essa pontuação; os nevos com pontuação igual ou superior a cinco têm grande possibilidade de serem nevos displásicos, de diagnóstico de cinco dos 18 casos (27,77%) com essa pontuação.
Palavras-chave: NEOPLASIAS CUTÂNEAS, SÍNDROME DO NEVO DISPLÁSICO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841