Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 53 Número 4
Artigos originais
Cromoblastomicose dos membros superiores
NELSON GUIMARÃES PROENÇA1, HUMBERTO FRUCCHI2, HELENA MÜLLER3
1Professor Pleno
2Médico Voluntário
3Professor Associado de Patologia
Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Correspondência:
Nelson G. Proença
Rua Dr. Cézar 62, Cj. 23
São Paulo - SP
A cromoblastomicose dos membros superiores é pouco frequente no Brasil, porém não tão rara quanto se pensa. Tivemos oportunidade de observar, recentemente, sete doentes com tal localização. Seu estudo foi objeto do presente trabalho. Os seguintes aspectos foram postos em destaque: 1) A cromoblastomicose parece ser mais benigna nos membros superiores, com menos tendência a se expandir. Isto foi observado em B de nossos doentes. Em um sétimo paciente a duração ainda era curta, não permitindo concluir sobre a evolução da doença. 2) Formas atípicas foram observadas em três dos sete doentes; todas eram mulheres, sendo a lesão do tipo nodular em uma, ulcerosa em outra e placa infiltrada ulcerovegetante, na terceira. 3) A pequena extensão das lesões favorece a escolha de métodos eirúrgicos, para seu tratamento. Em cinco doentes foi feita a curetagem com eletrocoagulação e, em um, a exérese da lesão. O sétima paciente não quis se submeter a nenhum tratamento. A propósito dos casos observados foi feita uma revisão sumária da literatura.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841