Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 53 Número 3
Artigos originais
Lesões ósseas da neurofibromatose
JOSEPH MEDAWAR1, MAURÍCIO MOTA DE AVELAR ALCHORNE2, S. R. G. MODENA3
1Residente de 2° ano da Disciplina de Dermatologia do Departamento de Medi¬cina da Escola Paulista de Medicina (Serviço do Prof. Raymundo Martins Castro).
2Professor-Assistente da Disciplina de Dermatologia do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina (Serviço do Prof. Raymundo Martins Castro).
3Radiologista do Serviço de Radiodiagnóstico do Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina (Serviço do Prof. Feres Secaf).
Correspondência:
Joseph Medawar
Disciplina de Dermatologia
Escola Paulista de Medicina
Rua Botucatú n 720 - Vila Clemeritino
São Paulo - SP
CEP 04023
Estudamos clínica e radiologicamente 21 casos de neurofibromatose ou doença de von Recklinghausen nos quais procuramos as lesões ósseas próprias desta moléstia. Encontramos lesões ósseas em 16 doentes, (76,2%), todas referidas na literatura e ressaltamos o achado de platibasia em um dos casos estu¬dados. A cifoescoliose ou escoliose foi encontrada em 13 doentes (61,9%). As lesões cutâneas típicas da moléstia estavam presentes em todos os doentes observados. Outras manifestações da neurofibromatose foram en¬contradas em 13 (61,9%) doentes.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841