Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 53 Número 2
Artigos originais
Escabiose impetiginizada e glamerulonefrite difusa aguda
Escabiose impetiginizada e glamerulonefrite difusa aguda
NELSON GUIMARÃES PROENÇA1, HUMBERTO FRUCCHI2
1Professor Pleno
2Residente
Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Correspondência:
Nelson G. Proença
Rua Dr. César, 62, cj. 23
02013 - São Paulo - SP
O reaparecimento da escabiose, com caráter epidêmico, é um fenômeno de dimensões universais. Em conseqüência da impetiginização da escabiose, vem sendo verificado um aumento progressivo do número de doentes com glomerulonefrite difusa aguda (GNDA), nos quais o foco estreptocócico está na pele impetiginizada. Na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, um levantamento foi feito, no Departamento de Pediatria. Foi verificado que, na atualidade, 44,2% dos casos de GNDA resultam de escabiose infectada. Os autores fizeram um levantamento dos casos de GNDA realizados no Departamento de Medicina da Santa Casa de São Paulo, no período 1973-1977. Foram encontrados 20 doentes, em 5 dos quais a escabiose infectada havia precedido o aparecimento da GNDA. O objetivo da presente comunicação é o de realçar o fato de que a escabiose, embora seja doença benigna, pode apresentar intercorrência como a GNDA, de inegável gravidade.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841