Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 52 Número 4
Artigos originais
Líquen Plano Induzino por Reveladores Fotográficos
SALIM AMED ALI1, NELSON GUIMARÃES PROENÇA2, HELENA MÜLLER3
1Médico do SESI e Voluntário da Disciplina de Dermatologia de FCMSCSP.
2Professor Pleno de Dermatologia, FCMSCSP.
3Professor Associado de Anatomia Patológica, FCMSCSP.
Trabalho realizado no Serviço de Medicina Industrial do SESI e na Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo.
Correspondência:
Salim Amed Ali
Av. Pompéia 1720
CEP 05022 - São Paulo - SP
Reveladores fotográficos, derivados da parafenilenodiamina, podem produzir dermatite de contacto, em trabalhadores da indústria de revelação fotográfica. Particularmente a substância conhecida como CD-2 é responsável por tal dermatite. Dois quadros dermatológicos podem ser então observados: ou uma dermatite eczematosa de contato, ou uma dermatite idêntica ao líquen plano. Os autores tiveram a oportunidade de observar e estudar dois homens que trabalhavam com reveladores fotográficos, tendo desenvolvido dermatite "lichen planus-simile". Em ambos a semelhança da dermatite ocupacional com o líquen plano era não só clínica, com também histopatológica. Os testes de contato foram positivos para as substâncias que compunham os banhos de revelação. Ambos os trabalhadores curaram quando foram afastados de secção em que trabalhavam. A propósito desta observação, os autores fizeram uma revisão da literatura médica, o que lhes permitiu fazer uma análise do estado atual de nossos conhecimentos, a respeito deste tema. Acreditam que a melhor denominação para o quadro descrito seja o de líquen plano induzido por reveladores fotográficos.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841