Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 52 Número 4
Artigos originais
Contribuição ao Estudo da Anetodermia
CARLOS MARCELO MARTINS FERREIRA1, GERSON COTTA PEREIRA2, ANTONIO DE SOUZA MARQUES3
1Mestre em Dermatologia, pela Faculdade de Medicina da UFRJ.
2Professor Adjunto de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências da U.F.R.J.; Chefe do Departamento de Biologia Celular e Tecidual e Titular de Histologia e Embriologia do Instituto de Biologia da em Dermatologia, Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da U.F.RJ.
3Professor Titular Interino de Dermatologia da Faculdade de Medicina da U. F. R. J.
Trabalho executado na Clínica Dermatológica da Faculdade de Medicina da U.F.R.J. e no Laboratório de Histologia e Embriologia do Instituto de Biologia da U.E.R.J.
Correspondência:
C. M. Martins Ferreira
Rua Marquesa de Santos, 32 c/XII
Catete - Rio de Janeiro - RJ.
Os autores estudam biópsias cutâneas de sete pacientes portadores de Anetodermia utilizando colorações específicas para fibras oxitalânicas, elaunínicas e elásticas. Em quatro casos houve comprometimento dos três tipos de fibras, sendo que um destes apresentou apenas discretas alterações nas fibras oxitalânicas e elaunínicas, com acometimento mais acentuado das fibras elásticas. Nos demais casos, as alterações se restringiram às fibras elásticas, encontrando-se normais os componentes menos diferenciados do sistema. Discute-se a existência de um processo degenerativo do sistema elástico, que partindo das fibras elásticas, termina por comprometer as fibras oxitalânicas e elaunínicas.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841