Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 70 Número 2
Artigo de revisão
Síndrome da pele excitada: revisão da literatura
Excited skin syndrome: a review of the literature
IDA ALZIRA GOMES DUARTE1
1Médica Assistente; responsável pelo Setor de Alergia Dermatológica
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.02.95._ *Trabalho realizado na Clínica Dermatológica da Santa Casa de São Paulo.* Esta revisão corresponde a parte da dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 1994.
Correspondência:
Ida Duarte
Rua Tucuna, 1001/52
São Paulo SP 05021-010
Síndrome da pele excitada (SPE) corresponde a uma reação adversa aos testes de contato, caracterizada pela presença de vários testes epicutâneos positivos, muitos não se reproduzindo em posterior retestagem. Este trabalho dedica-se à revisão da literatura pertinente, abordando os seguintes tópicos: nomenclatura, índice de perda de testes positivos nos vários trabalhos publicados, fatores predisponentes, estudos experimentais e possíveis mecanismos envolvidos na formação de SPE.
Palavras-chave: DERMATITE DE CONTATO, TESTES CUTÂNEOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841