Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 52 Número 1
Artigos originais
Comportamento do dtm no isolamento e identificação de dermatófitos
P. S. MINAMI1, LUIZ CARLOS CUCÉ2, ALBERTO SALEBIAN2, C. R. PAULA3
1Do Depto. de Anál. Clín. e Tox. da FCFUSP e do Inst. de Med. Trop. de SP da FMUSP.
2Do Depto. de Dermatologia e Med Trop. do H.C. da FMUSP.
3Acadêmica de Farmácia e Bioq. da FCFUSP
Correspondência:
Av. Prof. Alfonso Bovero, 377 01254 - Sumaré - São Paulo – SP
FOI estudado o D.T.M. com algumas modificações em comparação com o Sabouraud com cicloheximida e cloranfenicol, cultivando-se amostras de dermatófitos a partir de culturas de materiais patológicos, bem como culturas de fungos diversos. O D.T.M. permite, devido à viragem precoce do indicador do meio, saber mais cedo se o fungo isolado é um dermatófito, que cresce muito bem neste meio, apresentando índice de positividade um pouco maior que o Sabouraud com cicloheximida e cloranfenicol, em relação aos materiais patológicos, com 67,3% e 57,4%, respectivamente. A soma dos dois meios dá maior número de isolamentos de dermatófitos (71,2%). A adição do vermelho de fenol'''' dificulta em alguns casos a Identificação de amostras de dermatófitos que são fundamentalmente identificados pala sua pigmentação, havendo neste caso superposição de cores. Há que se considerar, também, o encarecimento do meio com o corante. O uso de meios previamente preparados e dessecados, como o Mycobiotic agar vem facilitar por outro lado a preparação em relação à fórmula original, o mesmo ocorrendo com emprego de cloranfenicol no lugar da tetraciclina.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841