Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 51 Número 3
Caso Clínico
Granulomatose disciforme crônica e progressiva de Miescher & Leder
NELSON GUIMARÃES PROENÇA1, JOSÉ MARCOS PEREIRA2, HELENA MÜLLER3
1Professor-Pleno de Dermatologia.
2Residente de Dermatologia.
3Professor-Associado de Anatomia Patológica.
*Trabalho da Disciplina de Dermatologia e do Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.*
Correspondência:
Nelson Guimarães Proença
Rua Dr. César, 62 - 2.° andar
CEP 02013 - São Paulo – SP
Foi observada uma doente do sexo feminino, branca, com 57 anos de idade, que apresentava um quadro clínico idêntico ao descrito corno “granulomatose disciforme crônica e progressiva”, de Miescher & Leder (GDCP). Foram discutidas as relações entre a “necrobiose lipoidica diabeticorum” (NLD) e a GDCP. É posta em destaque a tendência atual de se aceitar a GDCP como uma variedade granulomatosa da NLD. Geralmente, mas não sempre, a variedade granulomatosa ocorreria em não diabéticos. Ao comentar o caso aqui descrito, foram salientados três interessantes aspectos, a saber: o acometimento do couro cabeludo, o aspecto esclerodermiforme das lesões e a estrutura granulomatosa sarcoídica encontrada na histopatologia.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841