Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 51 Número 1
Artigos originais
Dermatite de contato por sensibilização aos corticosteróides, seus preservativos e veículos - Nota Prévia
SÉRGIO LAZZARINI1, LUIZ HENRIQUE CAMARGO PASCHOAL2
1Professor-Assistente da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia.
2Docente-Livre. Prof. Adjunto e Chefe da Disciplina de Dermatologia.
Trabalho do Departamento de Clínica Médica (Prof. S. Carvalhal) - Disciplina de Dermatologia (Prfo. L. H. C. Paschoal) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - São Paulo.
Correspondência:
Sergio Lazzarini
Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia
Dep. de Clínica Médica
UNICAMP
Campinas - São Paulo
Os AA. após revisão bibliográfica apresentam o estudo da testes de contesto em 30 pacientes com quadro dermatológico de eczema de estase apenas. Fazem os mesmos testes em grupo controla de igual número, do mesmo sexo, cor, idade ao grupo estudado. Foram feitos de rotina, 15 testes de contato, compreendendo sais de vários corticosteróides, preservativos, fungicidas, antibióticos e veículos comuns aos existentes no mercado farmacêutico. Dos 30 casos testados, foram encontrados 14 casos positivos a um ou mais componentes da bateria (46,6%) e apenas um caso se positivou do grupo controle. Concluem que o menor grau de resistência da pele na local do contato constitui um dos fatores que mais favorecem a sensibilização. Os estudos prosseguem com finalidade de maior número de casas com a finalidade de comparar grupos etários com sensibilizações, tempo de evolução da dermatose e sensibilização, tipo da dermatose e sensibilização e também, índice de sensibilização à bateria padronizada, em pacientes portadores de outras dermatoses, para estudo comparativo com as dermatoses deste trabalho.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841