Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 70 Número 1
Artigo de revisão
Emprego da talidomida em dermatologia
Emprego da talidomida em dermatologia
NELSON GUIMARÃES PROENÇA1
1Professor Pleno de Dermatologia; Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Dermatologia
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 07.12.94._
Correspondência:
Nelson Guimarães Proença
Rua Prof. Arthur Ramos, 241/94
São Paulo SP 01454-011
Revisão das indicações para uso de talidomida em Dermatologia. Entre 1965 e 1982, seu emprego já era aceito nas seguintes enfermidades: eritema nodoso hansênico, prurigo actínico, aftose recidivante, síndrome de Behçet, lúpus eritematoso discóide. A essas indicações, somaram-se outras duas, entre 1988 e 1993: as úlceras dolorosas de mucosas em pacientes HIV-infectados e a doença enxerto-versus-hospedeiro. São destacados alguns dos mecanismos de ação da talidomida já demonstrados: (a) inibição de produção de fator de necrose tumoral-alfa; (b) modificação nos receptores de superfície, em linfócitos CD-4 e leucócitos, para integrinas e outros receptores de adesão; (c) diminuição de linfócitos CD4 no sangue circulante.
Palavras-chave: LÚPUS ERITEMATOSO DISCÓIDE, ESTOMATITE AFTOSA, PRURIGO, REAÇÃO HOSPEDEIRO-ENXERTO, SÍNDROME DE BEHÇET, SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, TALIDOMIDA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841