Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 71 Número 6
Caso Clínico
Tuberculose cutânea e AIDS: relato de um caso
Cutaneous tuberculosis and Aids: report of a case
SYLVIA LEMOS HINRICHSEN1, LÍBIA VILELA MOURA2, LUÍS CLÁUDIO ARRAES2, LÚCIA REIS3, DIANA LAMPREA3, ROSANGELA KANASHIRO GAVA3
1Professora Adjunta da Disciplina de DIP. Departamento de Medicina Tropical; Chefe do Serviço de DIP; Coordenadora - Nepai/UFPE.
2Professor Assistente da Disciplina de DIP; Pesquisador Assistente - Nepai / UFPE.
3Médica Residente - DIP / UFPE.
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 27.8.96._ *Trabalho realizado no Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias - DIP: Núcleo de Ensino, Extensão, Pesquisa e Assistência em Infectologia - Nepai; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
Correspondência:
Sylvia Lemos Hinrichsen
Rua Jerônimo de Albuquerque, 188/1803
Recife PE 52061-470
Tel/Fax: (081) 268-9905
"e-mail":sylvia@elogica.com.br
A tuberculose cutânea é uma forma de acometimento pouco comum, mas que, com o surgimento da Aids, tem demonstrado aumento, embora continue rara, mesmo nestes pacientes. Como diagnóstico, deve ser lembrada especialmente em áreas onde seja freqüente o bacilo de Koch. Os autores relatam um caso de tuberculose cutânea em paciente com Aids, de 34 anos, do sexo masculino, que também apresentava neurotoxoplasmose. Durante a evolução, apresentou reação de hipersensibilidade ao esquema com isoniazida, rifampicina e pirazinamida, tendo sido tratado com drogas tuberculostáticas de "segunda escolha", com boa resposta terapêutica.
Palavras-chave: TUBERCULOSE CUTÂNEA., MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841