Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 69 Número 6
Comunicação
Cirurgia micrográficas é sinônimo de cirurgia de Mohs ?
Is micrographic surgery sinonymous to Mohs'''' surgery?
LUIS FERNANDO FIGUEIREDO KOPKE1, BIRGER KONZ2
1Bolsista da Capes, de setembro 1991 a abril de 1993; orientador de Cirurgia Dermatológica, Hospital das Clínicas, UFMG e da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, MG.
2Leitender Oberarzi der dermatologischen Klinik und Poliklinik der Ludwig-Maximilians Universitat München
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 05.10.94._ *Trabalho realizado na clínica dermatológica da LMU Munique, em janeiro de 1993, com a colaboração da Universidade de Tübingen por intermédio do Dr. Helman Breuninger e do Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgica de Lisboa, por intermédio do Dr. Antônio Picoto.
Correspondência:
Luís Fernando Figueiredo Kopke
Rua Rio Grande do Norte, 1560/702
Belo Horizonte MG 30130-131
Com o surgimento do método a fresco, a cirurgia micrográfica sofreu evolução tão grande, que culminou no aparecimento de outros métodos de controle de margens cirúrgicas, tão bons e eficazes quanto o método de Mohs. No entanto, o termo "cirurgia micrográfica de Mohs" continua sendo usado como sinônimo de cirurgia micrográfica. Procura-se ampliar o conceito dessa modalidade de cirurgia, descrevendo os outros métodos mais utilizados de controle microscópico de margens cirúrgicas. Uma nova divisão da cirurgia micrográfica é segerida.
Palavras-chave: CIRURGIA, CIRURGIA DE MOHS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841