Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 69 Número 6
Investigação
Caracterização imuno-histoquímica de ceratinócitos humanos epidérmicos e foliculares in vivo e in vitro
Immunohistochemical characterization of epidermic and follicular keratinocytes in vitro and in vivo
HIRAM LARANGEIRA DE ALMEIDA JR.1, FRANK MATHIAS SCHAART2, SOLEDAD PINEDA3, CONSTANTIN ORFANOS4
1Doutorando, bolsista recém-doutor do CNPq, junto ao Centro de Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas
2Médico Residente
3Doutoranda
4Professor Titular
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 05.10.94._ *Trabalho realizado nos laboratórios de investigação da Clínica Dermatológica do Hospital Universitário Steglitz, Universidade Livre de Berlim, parte de tese de Doutorado (Almeida Jr HL).
Correspondência:
Hiram Larangeira de Almeida Jr
Rua 15 de Novembro, 1047/405
Pelotas RS 96015-000
FUNDAMENTO - As citoqueratinas são excelentes marcadores da diferenciação das células epiteliais. OBJETIVO - Caracterizar a expressão de citoqueratinas e filagrina em ceratinócitos _in vivo_ e em cultura. MATERIAL E MÉTODOS - Ceratinócitos epidérmicos e foliculars (da bainha radicular externa), cultivados sob as mesmas condições, e criocortes de couro cabeludo normal foram corados mediante a técnica APAAP, com 13 anticorpos monoclonais anticitoqueratinas e um antifilagrina. RESULTADOS - _In vivo_, os ceratinócitos epidérmicos expressam as citoqueratinas 1,2,5,10 e 14, e os ceratinócitos foliculares, as citoqueratinas 5,6,14,16,17 e 19. Por outro lado, _in vitro_, ambras as subpopulações de ceratinócitos demonstraram as mesmas citoqueratinas 2,5,6,14,16,17,19, embora a expressão da 2 tenha sido mais intensa nos ceratinócitos epidérmicos. Em cultura, ambos expressam citoqueratinas que não estavam presentes _in vivo_. O anticorpo monoclonal antifilagrina demarcou ambas as subpopulações _in vitro_, e, _in vivo_, estava presente somente nos ceratinócitos epidérmicos. CONCLUSÃO - Ceratinócitos de diferentes origens, da epiderme e do folículo piloso, adotam, em cultura, estágio intermediário de diferenciação.
Palavras-chave: IMUNO-HISTOQUÍMICA, CITOQUERATINA, CERATINÓCITOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841