Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 69 Número 6
Investigação
Avaliação clínica de uma linha de produtos indicados para controle da acne em adolescentes
Clinical evaluation of a line of products for the control fo acne in teenagers
HUMBERTO ANTÔNIO PONZIO1, RUTH TERESA BIER2, MÁRCIA PACZKO BOZKO2
1Professor Adjunto da FAMED-UFRGS, Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre, RS
2Estagiária do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre, RS.
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 07.11.94._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre e Faculdade de Medicina - UFRGS. Patrocínio da Johnson & Johnson.
Correspondência:
Humberto Antônio Ponzio
Rua Mariante, 239/303
Porto Alegre RS 90430-181
FUNDAMENTOS - A alta prevalência das formas iniciais da acne juvenil e a grave evolução que delas pode ocorrer, impõem a necessidade de controlá-las, de forma prática e eftiva. OBJETIVO - Comprovar a efetividade de uma linha de produtos de uso popular, à base de triclosan e ácido salicílico (Sistema Clean & Clear - Johnson & Johnson), no controle da acne juvenil. MÉTODOS - Em um ensaio clínico randomizado, setenta voluntários, de idades entre 12 e 17 anos, portadores de formas iniciais de acne, foram aleatoriamente divididos em três grupos: dois de vinte e um de trinta indivíduos. A cada grupo foi entregue um _kit_, composto de um detergente facial (em espuma ou barra), uma loção tônica e uma loção hidratante; o grupo 3 utilizou, também, um gel secativo. o período de tratamento, em cada grupo, foi de trinta dias. Na primeira fase do estudo, os grupos 1 e 2 foram tratados por trinta dias, enquanto o 3 foi controle e iniciou o tratamento trinta dias após. As lesões acneicas foram quantificadas antes e após o tratamento, e a seborréia facial classificada em nula, moderada ou intensa. RESULTADOS - Foram considerados apenas os casos em que a aderência foi igual ou maior que 50%. A seborréia facial foi abolida em 45,95% dos casos e em 4% dos controles. As lesões não-inflamatórias foram, significativamente, reduzidas (p<0,05) nos casos, em comparação aos controles e pré e pós-tratamento. Quanto às lesões inflamatórias, observou-se diminuição na soma dos três grupos tratados, quando comparados ao estado basal, porém esse comportamento não diferiu dos controles. CONCLUSÃO - Tratando-se de um estudo de efetividade, conclui-se que essa linha de produtos mostrou-se efetiva para o controle da seborréia e das lesões não-inflamatórias da acne em adolescentes.
Palavras-chave: ACNE, ÁCIDOS SALICILICOS, TRICLOSAN
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841