Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 69 Número 2
Investigação
Quando pesquisar infecção por HIV em pacientes com herpes zoster ?
When should one search for HIV infection in patients with herpes zoster?
LUIZ GUILHERME MARTINS CASTRO1, SABINA L. D. GOTLIEB2, FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA3
1Mestre em Dermatologia, Departamento de Dermatologia - EPM; Doutorando em Dermatologia, Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina - USP
2Professora Associada, Departamento de Epidemiologia, Faculdade de Saúde Pública - USP
3Professor Adjunto, Departamento de Dermatologia - EPM
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 19.01.94._
Correspondência:
Luiz Guilherme Martins Castro
Rua Catubi, 1322/33
São Paulo SP 05010-000
FUNDAMENTO - O herpes zoster pode ser um sinal precoce de imunodepressão em pacientes infectados pelo HIV. Muitos autores preconizam pesquisa sorológica para anticorpos anti-HIV para todo paciente com zoster. OBJETIVO - Por considerar contra-indicada esta pesquisa indiscriminada, este estudo foi desenvolvido com o intuito de orientar quando a pesquisa é indicada. PACIENTES E MÉTODO - Cem pacientes com zoster, sorteados aleatoriamente, foram submetidos a sorologia (ELISA) para anticorpos anti-HIV. A análise estatística utilizou os testes de Fischer e X2. RESULTADOS - 15 dos pacientes (17,6%) eram HIV+. Todos estes, exceto um, pertenciam a grupo de risco. Em 13 deles (86,6%) o zoster foi o primeiro sinal de imunodepressão, e, também 13 dos HIV+ (86,6%) não sabiam estar infectados. CONCLUSÕES - Os dados permitiram aos autores sugerir uma norma de conduta frente a doentes com zoster no PS-Derma do HCFMUSP. A pesquisa sorológica é obrigatória em doentes com sinais ou sintomas de imunodepressão, parceiros(as) sexuais de HIV+ ou pacientes que pertencem a grupo de risco. Esta pesquisa é aconselhável para homens entre 15 e 39 anos, pacientes que o médico suspeite estarem omitindo informações ou para pacientes que desejem realizá-la.
Palavras-chave: SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, HERPES ZOSTER, HIV
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841