Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 69 Número 2

Investigação

Quando pesquisar infecção por HIV em pacientes com herpes zoster ?

When should one search for HIV infection in patients with herpes zoster?


LUIZ GUILHERME MARTINS CASTRO1, SABINA L. D. GOTLIEB2, FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA3


1Mestre em Dermatologia, Departamento de Dermatologia - EPM; Doutorando em Dermatologia, Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina - USP
2Professora Associada, Departamento de Epidemiologia, Faculdade de Saúde Pública - USP
3Professor Adjunto, Departamento de Dermatologia - EPM

_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 19.01.94._

Correspondência:
Luiz Guilherme Martins Castro Rua Catubi, 1322/33 São Paulo SP 05010-000

 

Resumo

FUNDAMENTO - O herpes zoster pode ser um sinal precoce de imunodepressão em pacientes infectados pelo HIV. Muitos autores preconizam pesquisa sorológica para anticorpos anti-HIV para todo paciente com zoster. OBJETIVO - Por considerar contra-indicada esta pesquisa indiscriminada, este estudo foi desenvolvido com o intuito de orientar quando a pesquisa é indicada. PACIENTES E MÉTODO - Cem pacientes com zoster, sorteados aleatoriamente, foram submetidos a sorologia (ELISA) para anticorpos anti-HIV. A análise estatística utilizou os testes de Fischer e X2. RESULTADOS - 15 dos pacientes (17,6%) eram HIV+. Todos estes, exceto um, pertenciam a grupo de risco. Em 13 deles (86,6%) o zoster foi o primeiro sinal de imunodepressão, e, também 13 dos HIV+ (86,6%) não sabiam estar infectados. CONCLUSÕES - Os dados permitiram aos autores sugerir uma norma de conduta frente a doentes com zoster no PS-Derma do HCFMUSP. A pesquisa sorológica é obrigatória em doentes com sinais ou sintomas de imunodepressão, parceiros(as) sexuais de HIV+ ou pacientes que pertencem a grupo de risco. Esta pesquisa é aconselhável para homens entre 15 e 39 anos, pacientes que o médico suspeite estarem omitindo informações ou para pacientes que desejem realizá-la.

Palavras-chave: SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, HERPES ZOSTER, HIV



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações