Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 69 Número 1
Investigação
Eritrasma interpododigital
Eritrasma interpododigital
DENISE STEINER1, LUIZ CARLOS CUCÉ2, ALBERTO SALEBIAN3
1Dermatologista
2Professor Adjunto, Departamento de Dermatologia - FMUSP
3Micologista, Instituto de Medicina Tropical de São Paulo; Clínica Dermatológica, HC - FMUSP
_Aceito para publicação em 12.11.93._ *Realizado na Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina - USP (Chefe do Serviço: Prof. Dr. Evandro A. Rivitti)
Correspondência:
Denise Steiner
Rua Curi Nimuendaju, 48
São Paulo SP 05015-010
FUNDAMENTOS - O eritrasma é uma dermatose causada pela bactéria _Corynebacterium minutissimum_, caracterizada por manchas acastanhadas bem delimitadas em localização intertiginosa. O diagnóstico em geral é confirmado pela fluorescência vermelho coral com lâmpada de Wood, exame pelo Gram e o azul de metileno. O exame direto com hidróxido de potássio é considerado pouco elucidativo. OBJETIVOS - Demonstrar a importância e a sensibilidade do exame micológico direto em casos clássicos de laboratórios como o Gram e azul de metileno. MATERIAL E MÉTODOS - Estudo de trinta doentes com quadro clínico suspeito de eritrasma interpododigital, e 35 doentes com suspeita de outras dermatoses nesta localização. Nos doentes com fluorescência positiva a luz de Wood foi realizado exame micológico, clarificado com hidróxido de potássio a 30% e também exame Gram e o azul de metileno. Em 15 doentes, foi também efetuada a cultura em meio ágar-chocolate-telurito. RESULTADOS - Verificaram positividade em 95% dos casos pesquisados pelo exame direto, 97,5% pelo Gram e 87,5% pelo azul de metileno. As culturas foram positivas em dez casos no meio de ágar-chocolate-telurito e em oito casos no King B. A localização interpododigital foi diagnosticada em 60,0% dos doentes com quadro dérmico sugestivo de eritrasma, e em 20% dos doentes com outras dermatoses. CONCLUSÃO - O exame microscópico clarificado pelo hidróxido de potássio é método de pesquisa direta bastante útil e prático na confirmação laboratorial do eritrasma.
Palavras-chave: CORYNEBACTERIUM, ERITRASMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841