Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 68 Número 5
Farmacologia clínica
Emprego de calcipotriol pomada em psoríase vulgar
Use of calcipotriol in psoriasis vulgaris
JESUS RODRIGUEZ SANTAMARIA1, ROSSANA SPOLADORE HURTADO2, ROBERTO MOREIRA AMORIM FILHO3
1Professor da Disciplina de Dermatologia da FEMPAR.
2Estagiária do 2º ano do Serviço de Dermatologia do HEC.
3Estagiário do 1º ano do Serviço de Dermatologia do HEC.
Trabalho apresentado no 47º Congresso Brasileiro de Dermatologia. 4 a 8/9/92. Rio de Janeiro/RJ (Sessão Temas Livre). Realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Evangélico de Curitiba (HEC). Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (FEMPAR) e clínica privada.
Correspondência:
Jesus Rodriguez Santamaria
R. General Aristide Athayde Júnior, 1.049
80710-520 - Curitiba - PR
Os autores realizaram ensaio terapêutico, aberto, com calcipotriol pomada (50mcg/gl), em 19 pacientes portadores de psoríase vulgar estável. Quando comparados os parâmetros clínicos entre o 1º e o 45º dias, observou-se melhora significante ( p < 0,05) do eritema, infiltração e descamação. Ocorreu prurido em três pacientes (15,8%), aumento do eritema local 1 (5,3%) e eritema facial em 1 (5,3%). Os efeitos colaterais observados foram de leve intensidade, não havendo necessidade de interrupção da medicação. Não houve alteração significativa nos exames laboratoriais realizaos. Na avaliação geral após seis semanas, observou-se melhora acentuada em 13 pacuientes (68,4%) e melhora moderada em cinco (26,3%). Devido a sua eficácia e tolerância o calcipotriol apresenta-se como mais uma opção na terapêutica da psoríase.
Palavras-chave: VITAMINA D3, CALCIPOTRIOL, PSORÍASE, TERAPÊUTICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841