Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 79 Número 1

Artigo de revisão

Hemangioma rubi no couro cabeludo

Cherry hemangioma in the scalp


JOSÉ MARCOS PEREIRA1


1Ex-professor instrutor de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Recebido em 17.08.2001 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.06.2002

Correspondência:
José Marcos Pereira Rua Sílvio Rodini, 611 apto 101 São Paulo SP 02241-000 Tel.: (11) 6452-8727 "E-mail":jmp@terra.com.br

 

Resumo

O hemangioma rubi (HR) é dermatose de origem vascular extremamente freqüente, acometendo mais de 75% da população acima de 70 anos de idade. Em geral compõe-se de lesões múltiplas,localizadas predominantemente no alto do tronco e braços. Clinicamente é caracterizado por lesões que variam desde máculas puntiformes até lesões papulosas com cinco milímetros de diâmetro. As mais novas são vermelhas, em tons vivos, e as mais antigas podem ser azuladas. O HR é de etiologia desconhecida. Histologicamente chama atenção uma neoformação de vasos capilares, que se tornam dilatados e com fenestrações em suas paredes. A membrana basal está muito espessada e existe abundante estroma de colágeno entre os vasos. O presente trabalho demonstra a alta incidência do HR no couro cabeludo Em amostra de 171 pacientes, sendo 85 homens e 86 mulheres, o autor observou que 123 deles (72%) tinham HR no couro cabeludo, localização em que o HR nunca foi descrito na literatura.

Palavras-chave: COURO CABELUDO, HEMANGIOMA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações