Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 82 Número 4
Iconografia
Dermatologia comparativa: psoríase hiperceratósica
Comparative dermatology: hyperkeratotic psoriasis
BRUNA DUQUE ESTRADA1, PATRÍCIA MESQUITA COUTO DE AZEVEDO2, JOÃO CARLOS REGAZZI AVELEIRA3, CARLA TAMLER1
1Pós-graduanda do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Pós-graduanda do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Pediatra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3PhD em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor-associado do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 26.04.2007. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 07.05.2007. *Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse : Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Duque-Estrada B, Azevedo PMC, Tamler C, Avelleira JCR. Dermatologia comparativa: psoríase hiperceratósica. An Bras Dermatol. 2007;82(4):369-71.
Correspondência:
Bruna Duque Estrada
Av. Sernambetiba 3300, bloco 01, apt. 1802
22630-010 - Rio de Janeiro - RJ
Tel/Fax: (21) 2491-6067 / (21) 3435-6067
"E-mail":bruna.pinto@uol.com.br
A psoríase possui diversas formas de apresentações clínicas. Lesões hiperceratósicas podem ser observadas e verificam-se na literatura diversas denominações para essas lesões, como elefanthine, rupióide, ostrácea e pseudocórnea. É interessante notar que duas dessas denominações se remetem à semelhança com conchas encontradas nos estudos de conquiliologia: rupióide e ostrácea. Os autores comparam os aspectos morfológicos das variantes da psoríase hiperceratósica com as conchas de diversas espécies de moluscos.
Palavras-chave: CERATOSE, MOLUSCOS, PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841