Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 4

Investigação

Comparação dos casos de melanoma cutâneo diagnosticados por diferentes especialistas

A comparison of cutaneous melanoma cases diagnosed by different medical specialists


ARIANA LEBSA WEBER1, DANIEL HOLTHAUSEN NUNES2, Jorge José de Souza Filho3, CARLOS JOSÉ DE CARVALHO PINTO4


1Aluna do sexto ano de graduação em medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil.
2Mestre e professor do Departamento de Clínica Médica, disciplina de Dermatologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor de Dermatologia e Alergia e Clínica da Universidade do Sul do Estado (UNISUL) – Tubarão (SC), Brasil.
3Professor titular do Departamento de Clínica Médica, disciplina de Dermatologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil.
4Doutor e professor de Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil.

Recebido em 11.04.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 15.08.2007. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago e Hospital Caridade – Florianópolis (SC), Brasil. Conflito de interesse : Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Lebsa-Weber A, Nunes DH, Souza Filho JJ, Carvalho-Pinto CJ. Comparação dos casos de melanoma cutâneo tratados por diferentes especialistas. An Bras Dermatol. 2007;82(4):311-5.

Correspondência:
Ariana Lebsa Weber Rua Manoel Pedro Vieira, 400 - apto 303 88066 100 - Florianópolis - SC Fone: (48) 3231-8447 - (48) 8828-2603 "E-mail":lebsaweber@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS - A importância do diagnóstico e intervenção precoces nos casos de melanoma cutâneo é vital para o prognóstico do paciente. OBJETIVO – Comparar os casos de melanoma cutâneo diagnosticados primariamente por diferentes especialidades médicas no município de Florianópolis, SC, Brasil. MÉTODO – Analisados 396 laudos de 332 pacientes com diagnóstico histopatológico de melanoma, de dois centros de serviços de Anatomia Patológica, em Florianópolis, entre 1o de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2004. O protocolo, com base no questionário do Grupo Brasileiro de Melanoma, incluiu sexo, idade, localização, especialidade requisitante e espessura do tumor (índice de Breslow). RESULTADOS – Foram observados 186 melanomas in situ e 210 invasivos, predominantemente em mulheres (56%). O pico etário ocorreu entre a quinta e a sexta décadas. O índice de Breslow foi semelhante nos grupos masculino e feminino (p = 0,424), mas apontou diferença entre a dermatologia (1,852mm) e demais especialidades médicas (4,383mm), com p = 0,037. Número maior de ulcerações foi encontrado no grupo diagnosticado pelos cirurgiões gerais (p = 0,05). Os dermatologistas diagnosticaram 217 melanomas cutâneos (54%), e a maioria dos tipos clínicopatológicos, exceto o acral. CONCLUSÃO – O papel do dermatologista é fundamental para o diagnóstico precoce do melanoma cutâneo, que permite modificar o curso natural da doença.

Palavras-chave: SKIN, MELANOMA/EPIDEMIOLOGIA, NEOPLASIAS CUTÂNEAS/PATOLOGIA, DERMATOLOGIA, MELANOMA, NEOPLASIAS CUTÂNEAS



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações