Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 82 Número 3
Artigo de revisão
Síndrome das unhas frágeis
Brittle nail syndrome
IZELDA MARIA CARVALHO COSTA1, LUCAS SOUZA CARMO NOGUEIRA2, PATRÍCIA SANTIAGO GARCIA3
1Doutora em dermatologia. Professora da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UNB) e professora doutora de dermatologia da Universidade Católica de Brasília - Brasília (DF), Brasil.
2Especialista em clínica médica e dermatologia. Médico do Hospital Universitário de Brasília - Brasília (DF), Brasil.
3Residente em dermatologia – Hospital Universitário de Brasília - Brasília (DF), Brasil.
Aprovado pelo Conselho editorial para publicação em 11.06.2007. * Trabalho realizado na Universidade de Brasília, Brasília (DF), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. Como citar este artigo: Costa IMC, Nogueira LSC, Garcia PS. Síndrome das unhas frágeis. An Bras Dermatol. 2007;82(3): 263-7
Correspondência:
Izelda Maria Carvalho Costa
SHIS QI 17, Conj. 08, Casa 02, Lago Sul
71645 080 - Brasília (DF)
Tel: (61) 3346-8940
"E-mail":izelda@unb.br
A síndrome das unhas frágeis é queixa comum, caracterizada por aumento da fragilidade das lâminas ungueais. Afeta quase 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres. Clinicamente se manifesta com onicosquizia e onicorrexe – distúrbios nos fatores de adesão intercelular das unhas se manifestam como a primeira, ao passo que alterações da matriz apresentamse com onicorrexe. Mesmo sendo tão usual e afetando os pacientes de maneira importante em seu cotidiano, o tratamento das unhas frágeis avançou pouco nas últimas décadas e ainda se baseia principalmente no uso da biotina.
Palavras-chave: DOENÇAS DA UNHA, UNHAS, UNHAS MALFORMADAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841