Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 82 Número 3
Caso Clínico
Lúpus eritematoso sistêmico bolhoso na infância – Relato de caso
Bullous systemic lupus erythematosus in the childhood - Case report
MARIANA DISCACCIATI CHIMINAZZO1, GRACIELLE CARDOSO1, JOSÉ ROBERTO PEREIRA PEGAS2, VALÉRIA AOKI3, ANA PAULA GALLI SANCHEZ4
1Médica especialista em dermatologia, ex-residente do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - Guarulhos (SP), Brasil.
2Mestre em Medicina. Médico dermatologista assistente do Serviço de Dermatologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - Guarulhos (SP), Brasil.
3Professora Doutora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo (SP), Brasil.
4Médica dermatologista. Mestra em Ciências, assistente do Serviço de Dermatologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - Guarulhos (SP), Brasil.
Recebido em 28.09.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.05.2007. * Trabalho realizado no Ambulatório de dermatologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - Guarulhos (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum Como citar este artigo: Chiminazzo MD, Cardoso G, Pegas JRP, Aoki V, Sanchez APG. Lúpus eritematoso sistêmico bolhoso na infância – Relato de caso. An Bras Dermatol. 2007;82(3):257-61.
Correspondência:
Mariana Discacciati Chiminazzo
Rua Cel Francisco A. Coutinho, 222 - ap 34
13025 190 - Campinas - SP
Tel/Fax: (19) 3254-4844 / 3251-9606
"E-mail":mdiscacciati@terra.com.br
É apresentado caso de lúpus eritematoso bolhoso na infância. Doente do sexo feminino, com nove anos, apresentava erupção vesicobolhosa no tronco, região cervical, genital e membros. O exame anatomopatológico mostrou bolha subepidérmica com neutrófilos, a imunofluorescência direta revelou depósito linear de IgA, IgM, IgG e C3 na zona da membrana basal, e a indireta foi negativa. Os anticorpos antinucleares e o anti-Sm estavam positivos. Houve regressão do quadro com dapsona e prednisona. Trata-se de caso raro de lúpus eritematoso sistêmico (LES) na infância que se iniciou com bolhas disseminadas. O LES bolhoso deve ser incluído no diagnóstico diferencial das erupções bolhosas na infância.
Palavras-chave: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, CRIANÇA, DERMATOPATIAS VESICULOBOLHOSAS, VESÍCULA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841