Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 82 Número 3
Investigação
Pesquisa de Mycobacterium leprae em biópsias de mucosa oral por meio da reação em cadeia da polimerase
Molecular detection of Mycobacterium leprae by polymerase chain reaction in oral mucosa biopsy specimens
GERALDO GOMES DOS SANTOS1, GILBERTO MARCUCCI2, JAYRO GUIMARÃES JÚNIOR1, LEONTINA DA CONCEIÇÃO MARGARIDO3, LUIZ HERALDO CAMARA LOPES4
1Cirurgião-dentista, professor doutor do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
2Cirurgião-dentista, professor doutor, titular do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
3Médica, professora doutora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
4Médico, diretor do Laboratório de Patologia Molecular e Cirúrgica do Hospital Sírio-Libanês - São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 20.07.2006 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.05.2007 * Trabalho realizado no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas – Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. Como citar este artigo: Santos GG, Marcucci G, Guimarães Júnior J, Margarido LC, Lopes LHC. Pesquisa de Mycobacterium leprae em biópsias de mucosa oral por meio da reação em cadeia da polimerase. An Bras Dermatol. 2007;82(3): 245-9.
Correspondência:
Geraldo Gomes dos Santos
Av. Prof. Lineu Prestes, 2227
Departamento de Estomatologia / Faculdade de
Odontologia da Universidade de São Paulo
05508 900 - São Paulo - (SP)
Tal./ Fax: (11) 3091-7883 / 6979-1588
"E-mail":snina@usp.br
FUNDAMENTOS - A hanseníase é endêmica na América do Sul, sendo responsável por 3% do total dos casos mundiais e, particularmente, no Brasil, por 85% dos casos sul-americanos. Seu agente pode ser encontrado na mucosa oral sem qualquer alteração evidente, e apenas testes laboratoriais muito sensíveis podem detectar sua presença. OBJETIVOS - Determinar se o genoma do Mycobacterium leprae pode ser encontrado pelo teste da PCR em biópsias com punch da mucosa oral de pacientes com hanseníase. MATERIAL E MÉTODOS - Realizou-se biópsia da mucosa oral normal de sete pacientes com hanseníase multibacilar. Cinco estavam em tratamento durante o estudo, e apenas um, ainda sem tratamento, teve o diagnóstico confirmado pela hematoxilina-eosina e coloração de Fite-Faraco para M. leprae. As peças foram incluídas em parafina e submetidas à PCR para pesquisa de M. leprae. RESULTADOS - Seis dos sete casos foram positivos para M. leprae, e um para Mycobacterium sp., demonstrando-se alta sensibilidade e especificidade do método. CONCLUSÃO - A PCR é método rápido, fácil e confiável para a investigação de rotina da infecção por micobactéria, mesmo quando a doença ainda é assintomática. O diagnóstico pode ser obtido a partir de simples biópsia ambulatorial.
Palavras-chave: CANDIDA, DIAGNÓSTICO BUCAL, HANSENÍASE, MYCOBACTERIUM LEPRAE, REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841