Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 73 Número 3
Caso Clínico
Síndrome do glucagonoma: relato de caso *
Glucagonoma syndrome: a case report *
CHRISTINE DE CAMPOS GRAF GUIMARÃES1, MARCIA SACOMAN KSZAN2, WILHELM BAUMEIER3, LUCIA RIBEIRO SANTOS4
1Doutaranda e monitora da Disciplina de Dermatologia.
2Ex-residente de Dermatologia.
3Professor Adjunto da Disciplina de Dermatologia.
4Professor Assistente de Doenças Infecto-Parasitárias.
_Recebido em 23.6.97._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.01.98._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas. Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná.*
Correspondência:
Christine de Campos Graf
Rua Ângelo Sampaio, 860
Curitiba PR 80250-120
Tel: (041) 242-9879
Fax: (041) 242-3389
Relato de raso de síndrome do glucagonoma, caracterizada por lesões de pele tipo eritema necrolítico migratório emagrecimento e piora de diabetes tipo II (preexistente) em um homem de 69 anos. Na suspeita diagnóstica, foi realizada investigação laboratorial e de imagem Evidencicou-se processo expansivo no pâncreas e foi realizada cirurgia abdominal, sendo detectadas metástases disseminadas. Optou-se por tratamento sintomático, e o paciente evoluiu para óbito em outro serviço. Não foi realizada necrópsia. Os glucagonomas são tumores que em geral se originam no pâncreas e podem causar a síndrome do glucagonoma. Esses tumores são na maioria solitários, sendo o tratamento cirúrgico precoce curativo; entretanto, a maioria é invasiva na ocasião do diagnóstico, tornando o prognóstico ruim. Ressaltam-se a raridade da síndrome e a importância do diagnóstico precoce.
Palavras-chave: GLUCAGONOMA., ERITEMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841