Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 77 Número 4
Investigação
Análise da sorologia para citomegalovírus em pacientes com vitiligo
Analysis of CMV serology in patients with vitiligo
DENISE STEINER1, TATIANA ALINE STEINER2, MARIA CAROLINA COZZI PIRES DE OLIVEIRA DIAS2
1Doutora em Dermatologia pela Unicamp & Professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí - SP
2Acadêmica do 5º ano da Faculdade de Medicina do ABC
Recebido em 05.07.2001. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.03.2002. *Trabalho realizado na Faculdade de Medicina de Jundiaí - SP
Correspondência:
Denise Steiner
Rua Curt Nimuendaju, 48 - Perdizes
CEP 05015-010 - São Paulo - SP Brazil
Tel.: (11) 3871-2058 / (11) 9295-6316
Fax: (11) 3825-9315
"e-mail":clinica-stockli@sti.com.br
FUNDAMENTOS - O vitiligo e a doença causada pelo citomegalovírus estão associadas a doenças auto-imunes, coriorretinite e anormalidades imunológicas. Além disso, o genoma do citomegalovírus foi detectado pela técnica de PCR na pele comprometida pelo vitiligo, sugerindo uma possível relação entre eles. OBJETIVOS - Avaliar a sorologia para CMV em pacientes com vitiligo comparando-a com o grupo controle. Discutir, a partir dos dados encontrados, o papel do CMV no desencadeamento do vitiligo. MÉTODO - Foram avaliados 20 indivíduos com vitiligo vulgar e 21 sem vitiligo ou outra doença auto-imune. Foi realizada sorologia para CMV em ambos os grupos, com posterior análise estatística dos resultados encontrados pelo método qui-quadrado. RESULTADOS - A sorologia foi positiva em 90% dos casos, ao passo que, nos indivíduos sem vitiligo foi de 76,2%. Apesar de no grupo dos casos a porcentagem ter sido maior, o teste qui-quadrado não mostrou significância estatística. CONCLUSÃO - Concluiu-se que, no estudo, a relação entre vitiligo e sorologia positiva para CMV não é significativa quando comparada com a população sem a doença.
Palavras-chave: DOENÇAS AUTO-IMUNES, VITILIGO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841