Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 77 Número 3
Artigo de revisão
Compactação aguda dos cabelos
Compactação aguda dos cabelos Acute matting of hair
JOSÉ MARCOS PEREIRA1
1Ex-professor instrutor de dermatologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Recebido em 26.01.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.1999. * Trabalho realizado em Clínica Particular
Correspondência:
José Marcos Pereira
Rua Silvio Rodini, 611 - Ap. 101
São Paulo - SP
02241-000
Fones: (0**) 11 6950-5635
Compactação aguda dos cabelos (CAC) é a formação abrupta de uma massa de cabelos, extremamente densa, que envolve grande quantidade de fios, geralmente acometendo a região occipital ou o vértice do couro cabeludo. O fenômeno ocorre durante a lavagem ou aplicação de alguma loção nos cabelos. A teoria mais aceita para o desenvolvimento da CAC é a formação de intensa carga eletrostática na haste dos cabelos. Cerca de 20 casos já foram descritos na literatura, e em apenas um se conseguiu desfazer o emaranhado. Nos demais foi necessário cortar todos cabelos envolvidos no processo. São apresentados dois casos de CAC, e o autor chama atenção para a grande confusão que existe sobre o tema, tanto na caracterização do fenômeno como em sua nomenclatura. Discute também sua clínica, possível etiopatogenia e principais diagnósticos diferenciais. Embora seja tido como raro na clientela dos dermatologistas, é fenômeno temido por cabeleireiros, em cuja freguesia não é raro.
Palavras-chave: CABELO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841