Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 77 Número 3

Artigo de revisão

Compactação aguda dos cabelos

Compactação aguda dos cabelos Acute matting of hair


JOSÉ MARCOS PEREIRA1


1Ex-professor instrutor de dermatologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Recebido em 26.01.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.1999. * Trabalho realizado em Clínica Particular

Correspondência:
José Marcos Pereira Rua Silvio Rodini, 611 - Ap. 101 São Paulo - SP 02241-000 Fones: (0**) 11 6950-5635

 

Resumo

Compactação aguda dos cabelos (CAC) é a formação abrupta de uma massa de cabelos, extremamente densa, que envolve grande quantidade de fios, geralmente acometendo a região occipital ou o vértice do couro cabeludo. O fenômeno ocorre durante a lavagem ou aplicação de alguma loção nos cabelos. A teoria mais aceita para o desenvolvimento da CAC é a formação de intensa carga eletrostática na haste dos cabelos. Cerca de 20 casos já foram descritos na literatura, e em apenas um se conseguiu desfazer o emaranhado. Nos demais foi necessário cortar todos cabelos envolvidos no processo. São apresentados dois casos de CAC, e o autor chama atenção para a grande confusão que existe sobre o tema, tanto na caracterização do fenômeno como em sua nomenclatura. Discute também sua clínica, possível etiopatogenia e principais diagnósticos diferenciais. Embora seja tido como raro na clientela dos dermatologistas, é fenômeno temido por cabeleireiros, em cuja freguesia não é raro.

Palavras-chave: CABELO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações