Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 77 Número 3

Caso Clínico

Eczema de contato após tatuagem com black henna - estudo de dois casos

Contact eczema after pseudotattooing with black henna - a study of two cases


SINÉSIO TALHARI1, ANETTE CHRUSCIAK TALHARI2


1Dermatologistga da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT). Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva - Disciplina de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Universidade do Amazonas.
2Dermatologista da FMT.

Recebido em 26.01.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.1999. * Trabalho realizado no Serviço de Anatomia Patológica e Serviço de Dermatopediatria, Hospital de Clínicas de Curitiba - PR.

Correspondência:
Sinésio Talhari Gerência de Dermatologia Tropical Fundação de Medicina Tropical /Faculdade de Ciências da Saúde/Universidade do Amazonas Av. Japurá, 572 69 025 - 020 - Manaus, Am Fax 092 234 22 89

 

Resumo

Os autores apresentam dois casos de eczema de contato provocado por hena. Os dois pacientes, um com três e outro com cinco anos, desenvolveram o eczema 13 dias depois de ter feito tatuagem com hena. Por meio do teste de contato, verificou-se reação fortemente positiva à parafenilenodiamina, uma das substâncias químicas incorporadas à hena e, geralmente, não mencionada no rótulo do produto.

Palavras-chave: DERMATITE DE CONTATO, HIPERSENSIBILIDADE



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações