Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 77 Número 2
Caso Clínico
Psoríase Ostrácea - Relato de Caso
Ostraceous Psoriasis - Case Report
CESAR DUÍLIO VAREJÃO BERNARDI1, JOEL SCHWARTZ2, SERGIO ALEJANDRO MARTINEZ LECOMPTE3, ELISA GOBBATO TREZ4
1Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Casa Hospital, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
2Professor Assistente, Departamento de Medicina Interna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
3Residente do 3o ano, Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Casa Hospital, Porto Alegre, Brasil.
4Residente do 2o ano, Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Casa Hospital, Porto Alegre, Brasil
Recebido em 26.01.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.1999. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Casa Hospital, Porto Alegre, Brasil.
Correspondência:
Joel Schwartz
Rua Iguaçu 463/301
CEP: 90470-430 Porto Alegre - RS - Brasil
Tel: 55 51 3338 24 26 Fax: 55 51 3338 72 75
"e-mail":jsch@uol.com.br
A psoríase ostrácea é uma variante clínica rara de psoríase, descrita pela primeira vez por Deutch, em 1898. Essa forma clínica é caracterizada por lesões córneas exuberantes, com face côncava interna que apresenta camadas concêntricas de diferentes cores, assemelhando-se a uma ostra; clinicamente deve ser diferenciada de outras variantes similares, como psoríase rupióide, elephantine e pseudocórnea. Os autores relatam o caso de uma paciente que apresentou psoríase ostrácea aos 50 anos.
Palavras-chave: PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841