Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 77 Número 1
Caso Clínico
Ciclosporina Microemulsão no tratamento da Psoríase Severa: Estudo de nove casos
Cyclosporin microemulsion for treatment of severe psoriasis: study of 9 cases
JOEL SCHWARTZ1, ELISIANE MARCOLIN MAGNABOSCO2, MARCO TÚLIO CAVALCANTE OLIVEIRA3, MARIA LUÍSA MIORIN DE ABREU4
1Especialista em estomatologia pela UFRJ & Mestranda em patologia bucodental na UFF.
2Professora Assistente do Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral da UFRJ, Especialista em estomatologia pela UFRJ, Mestre em patologia bucal pela UFRJ & Doutoranda em microbiologia na UFRJ.
3Professor Titular do Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral da UFRJ & Master of Science in Dentistry em Diagnóstico e Medicina Oral pela Indiana University
4Especialista em estomatologia pela UFRJ
Recebido em 08.09.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 18.12.2001. * Trabalho realizado no Serviço de Anatomia Patológica e Serviço de Dermatopediatria, Hospital de Clínicas de Curitiba - PR.
Correspondência:
Maria Luísa Miorin de Abreu
Rua: Luiza Ronca, 381 Bairro: Cinqüentenário
Caxias do Sul-RS Cep:95012-360
Fone/Fax: (51) 32-86 5150
O uso da ciclosporina em psoríase justifica-se pelo conhecido efeito inibitório da droga sobre a função dos linfócitos T, tornando-a uma alternativa no arsenal terapêutico disponível para o tratamento da psoríase severa. A ciclosporina microemulsão, que proporciona melhor absorção da droga, foi administrada em nove pacientes portadores de psoríase com índice de área de severidade da psoríase (Pasi) >= 18 durante 12 semanas. Sete pacientes terminaram o tratamento, e, deles, seis obtiveram remissão da doença. Os efeitos colaterais ocorridos foram em sua maioria leves, exceto em dois casos, que necessitaram interrupção da droga devido a alterações hepáticas. Os autores realizam no presente artigo uma breve revisão da droga em estudo, analisando a resposta terapêutica e os efeitos adversos encontrados nos casos relatados, e demais aspectos citados na literatura.
Palavras-chave: PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841