Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 76 Número 5
Artigo de revisão
Ciclosporina e dermatite atópica: revisão bibliográfica 1993 - 1998
Cyclosporin and atopic dermatitis: revision of the literature, 1993 - 1998
CLÁUDIA KAZUYA YAMADA1, DANIELE ALMADA SACRAMENTO2, DEBORAH REGINA CUNHA SIMIS3, ELOÍSA BOHNENSTENGEL1
1Médica graduada pela PUC-SP.
2Acadêmica do 6º ano de medicina da PUC-SP.
3Assistente-mestre e coordenadora da disciplina de Dermatologia.
Recebido em 06.04.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.05.2001. * Trabalho realizado na Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba PUC-SP.
Correspondência:
Débora Regina Cunha Simis
Avenida Moreira César, nº 29
Sorocaba SP 18010-010
Tel.: (015) 232-8929 Fax: 224-3434
A dermatite atópica é causada por uma hiper-reatividade cutânea que levaria o indivíduo a reagir anormalmente a vários fatores adjuvantes e desencadeantes. São conhecidos o aumento de IgE e alterações funcionais de linfócitos T. A ciclosporina atua na dermatite atópica, aumentando o IFN-g (que, por sua vez, inibe a Ig E), inibindo o TNF e algumas interleucinas. A ciclosporina tem importantes efeitos colaterais, tais como hipertensão arterial e insuficiência renal. O controle clínico-laboratorial atento desses dados, porém, torna possível seu uso seguro. Por se tratar de um imunossupressor e ter importantes efeitos colaterais, deve-se observar sua indicação precisa em dermatite atópica: casos graves e refratários a outras terapêuticas sistêmicas. Nos casos tratados com ciclosporina, houve notável melhora clínica e na qualidade de vida dos pacientes. Além da formulação tradicional, bons resultados também têm sido observados com outra formulação da ciclosporina, em microemulsão.
Palavras-chave: DERMATITE ATÓPICA, CICLOSPORINA, NEFROTOXICIDADE, TERAPIA.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841