Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 76 Número 5
Educação médica continuada
Dermatoses neonatais
Dermatoses of the newborn
LUCIANA BAPTISTA PEREIRA1, BERNARDO GONTIJO2, CLÁUDIA MÁRCIA DE RESENDE SILVA3
1Professora-assistente de dermatologia – UFMG. Mestre em medicina. Docente do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica do HC/UFMG.
2Professor adjunto de dermatologia – UFMG. Doutor em medicina. Coordenador do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica do HC/UFMG.
3Mestre em Medicina. Médica do Ambulatório de Dermatologia Pediátrica do HC/UFMG.
Recebido em 26.01.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.1999. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do HC/UFMG Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Faculdade de Medicina da UFMG
Correspondência:
Fabiane Andrade Mulinari-Brenner
Rua Chichorro Junior, 144 - apto. 131
Cabral - CEP 80035-040
Curitiba - Paraná
Telefone: 041- 352-3293
Fax: 041- 252-4960
"e-mail":fmbrenner@uol.com.br
As dermatoses neonatais são extremamente freqüentes, podendo-se afirmar que estão presentes na quase totalidade dos recém-nascidos (RNs) quando se consideram todas as alterações cutâneas encontradas. Podem ser fisiológicas, temporárias ou persistentes, ou possuidoras de importante significado clínico, merecendo, assim, uma atenção especial do examinador. Além disso, a pele do RN apresenta características distintas quando comparada à pele da criança e do adulto, exigindo, portanto, cuidados especiais. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão das características próprias da pele do RN e das principais alterações dermatológicas que podem ser vistas no período neonatal precoce.
Palavras-chave: ANORMALIDADES MÚLTIPLAS, DERMATOPATIAS, RECÉM-NASCIDO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841