Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 76 Número 4
Caso Clínico
Sarcoma de Kaposi associado à Síndrome da Imunodeficiencia Adquirida: regressão das lesões após introdução de esquema contendo inibidor da protease.
Kaposi''''s sarcoma associated to Acquired Immunodeficiency Syndrome: regression of the lesions following introduction of a scheme including protease inhibitor.
JOÃO CARLOS REGAZZI AVELLEIRA1, ROBERTHA CARVALHO DE NAKAMURA2, ANDREA CUNHA VOLTA2, MONTAHA JURDI JASSERAND2, ALVARO ANDRÉS LUQUE ACEVEDO2, BERNARD KAWA KAC3
1Dermatologista, Doutorando em Dermatologia, HCFF/UFRJ.
2Médicos Pós-Graduandos do Instituto de Dermatologia
3Patologista do Instituto de Dermatologia
Recebido em 22.02.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.04.2001. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Correspondência:
João Carlos Regazzi Avelleira
Rua Diamantina 20/101
Jardim Botânico RJ 22461-150
Tel/Fax: (13) 235-6977
"E-mail":avelleira@unikey.com.br
Os autores apresentam o caso de um paciente portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), que desenvolveu lesões papulosas, eritemato-violáceas, em membros inferiores e superiores, tronco, e nas mucosas peniana e conjuntival. O diagnóstico clínico de sarcoma de Kaposi foi confirmado pelo exame histopatológico. Não havia comprometimento visceral que pudesse ser evidenciado à endoscopia e no raio X de tórax. Cinqüenta e oito dias depois de instituída a terapêutica para a Aids, com Zidovudina (AZT), Lamivudina (3TC) e Indinavir, houve regressão acentuada de todas as lesões do sarcoma de Kaposi. Aceitando-se como agente etiológico do sarcoma de Kaposi um herpes- vírus (HHV-8), o mais provável é que os inibidores da protease ajam indiretamente no controle do HHV-8 ao melhorar o estado imunitário do paciente, permitindo a restauração de uma resposta específica do linfócito T contra o HHV-8.
Palavras-chave: AIDS, SARCOMA DE KAPOSI, INIBIDORES DA PROTEASE, HHV-8.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841