Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 76 Número 4
Caso Clínico
Carcinoma Basocelular Metastático: Relato de Caso
Metastatic Basal Cell Carcinoma: A Case Report
JOSÉ ROBERTO LOZANO LARA1, ROBERTO ELIAS VILLELA MIGUEL1, LUIZ PAULO KOWALSKI1, LUCIANO BOTTURA2
1Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer A.C. Camargo – Fundação Antonio Prudente.
2Departamento de Anatomia Patológica do Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer A.C. Camargo – Fundação Antonio Prudente.
Recebido em 05.08.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.04.2001. * Trabalho realizado no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer A.C. Camargo - Fundação Antonio Prudente.
Correspondência:
Luiz Paulo Kowalski
Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e
Otorrinolaringologia do Centro de Tratamento e
Pesquisa Hopital do Câncer da
A. C. Camargo - Fundação
Rua Professor Antônio Prudente, 211
São Paulo SP 01509-900
"E-mail":lp_kowalski@uol.com
O carcinoma basocelular metastático é raro, sua incidência varia de 0,0028 a 0,5%. Os fatores de risco para metástases são: a) reoperações prévias; b) radioterapia prévia; c) diâmetro da lesão maior do que 5cm; d) tempo de evolução maior do que cinco anos; e) tipo histológico metatípico ou esclerosante; f) grau acentuado de angiogênese. O prognóstico desses pacientes mostra-se reservado, principalmente quando a metástase ocorre a distância. Os autores descrevem um caso de carcinoma basocelular metastático que ilustra os fatores de risco acima descritos. Paciente de 46 anos, da raça branca, com tempo de evolução longo, várias intervenções cirúrgicas prévias, lesão extensa e submetido a radioterapia. Portanto, todo paciente com carcinoma basocelular deve ser avaliado quanto aos fatores de risco e ser seguido atentamente após o tratamento cirúrgico da lesão primária com radicalidade oncológica.
Palavras-chave: CARCINOMA BASOCELULAR, METÁSTASES
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841