Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 2

Qual é seu diagnóstico?

Caso para Diagnóstico

Case for Diagnosis


HELIANE SANAE SUZUKI1, LEILA CRISTINA CAVALIN2, BETINA WERNER3, MAURÍCIO SHIGUERU SATO4, FABIANE ANDRADE MULINARI BRENNER5


1Estudante de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.
2Médica Residente do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.
3Médica Patologista e Doutoranda do Curso de Pós Graduação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.
4Médico Especializando do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.
5Médica dermatologista, Mestre em Medicina Interna, Professora-assistente de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná(UFPR) - Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 22.05.2006. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.12.2006. *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – (UFPR) - Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Suzuki HS, Cavalin LC, Werner B, Sato MS, Brenner FM. Caso para o diagnóstico. Piloleiomioma múltiplo. An Bras Dermatol. 2007;82(2):190-2.

Correspondência:
"E-mail":helianesuzuki@yahoo.com.br

 

Resumo

Piloleiomioma é tumor benigno de músculo liso que tem origem no músculo eretor do pêlo. Pode ocorrer isoladamente ou em grande número. Apresenta-se doloroso, sensível ao frio, toque, pressão e emoção. Relata-se caso de um homem com nódulos intradérmicos compostos por fibras de músculo liso. A imuno-histoquímica mostra-se positiva para desmina e actina, confirmando o diagnóstico.

Palavras-chave: CABELO, DERMATOLOGIA, LEIOMIOMA, TUMOR DE MÚSCULO LISO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações