Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 2

Síndrome em Questão

Você conhece esta síndrome?

Do you know this syndrome?


ERICK DANCUART OMAR1, ZILDA NAJJAR PRADO DE OLIVEIRA2, MARIA CECÍLIA DA MATA RIVITTI MACHADO2


1Residente do 3° ano de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – (USP), São Paulo, (SP), Brasil.
2Médica-assistente do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – (USP), São Paulo, (SP), Brasil.

Recebido em 05.02.2007. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 22.03.2007. * Trabalho realizado no Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – (FMUSP), São Paulo, (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Omar ED, Oliveira ZNP, Rivitti-Machado MCM. Você conhece esta síndrome? Síndrome de Waardenburg (SW) tipo 2B. An Bras Dermatol. 2007;82(2):187-9.

Correspondência:
Maria Cecília Rivitti- Machado Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar 255, 3º andar, sala 3070 05403 000 São Paulo - SP "E-mail":m3cr@hotmail.com

 

Resumo

Na síndrome de Waardenburg, genodermatose autossômica dominante, distúrbios da pigmentação (hipo ou acromia de pele e cabelos, heterocromia da íris) podem se associar a surdez, distopia do canto interno do olho e, eventualmente, outras malformações de intestino e ósseas. Os autores relatam um caso clínico da síndrome de Waardenburg tipo 2B, apresentam a classificação da doença com os critérios diagnósticos e discutem o diagnóstico diferencial, que deve ser feito com vitiligo, piebaldismo e diferentes formas de albinismo.

Palavras-chave: ALBINISMO, PIEBALDISMO, SÍNDROME DE WAARDENBURG, VITILIGO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações