Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 96 Número 1
Revisão
Células dendríticas plasmocitoides na dermatologia*
Plasmacytoid dendritic cells in dermatology*
Natasha Favoretto Dias de Oliveira; Claudia Giuli Santi; Celina Wakisaka Maruta; Valeria Aoki
Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Recebido em 3 de julho de 2020
Aceito em 10 de agosto de 2020
Disponível na Internet em 1 de janeiro de 2021
Como citar este artigo: Dias de Oliveira NF, Santi CG, Maruta CW, Aoki V. Plasmocytoid dendritic cells in dermatology. An Bras Dermatol. 2021;96:76 – 81.
Correspondência:
N.F. Dias de Oliveira
E-mail: natasha.favoretto@gmail.com
As células dendríticas plasmocitoides fazem parte da família das células dendríticas e são uma conexão importante entre as imunidades inata e adaptativa. São as mais potentes produtoras de interferon tipo 1, atuando na resposta antiviral, no estímulo de macrófagos e células dendríticas e na ativação e migração de células natural killer. As células dendríticas plasmocitoides atuam também na apresentação de antígenos, na resposta linfocitária-T, na imunorregulação e na diferenciação de plasmócitos e secreção de anticorpos. As células dendríticas plasmocitoides não estão presentes habitualmente na pele normal; elas infiltram a pele nos processos de cicatrização e em diversas doenças, como infecções virais, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e neoplásicas. Nos últimos anos, a presença das células dendríticas plasmocitoides em diversas doenças dermatológicas foi descrita, podendo indicar sua participação na patogênese. Estudos futuros sobre a atuação das células dendríticas plasmocitoides na dermatologia poderão levar a novos alvos terapêuticos.
Palavras-chave: Células dendríticas; Dermatologia; Doenças dermatológicas; Imunidade adaptativa; Imunidade inata.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841