Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 96 Número 1

Dermatopatologia

Relato de caso e revisão da literatura de linfoma cutâneo intravascular de grandes células B com apresentac¸ão clínica de paniculite: diagnóstico difícil, mas com bom prognóstico*

A case report and literature review of cutaneous intravascular large B-cell lymphoma presenting clinically as panniculitis: a difficult diagnosis, but a good prognosis*


Deniz Baycelebi1; Levent Yildiz1; Nilgun SenturkG2


1. Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina, Ondokuz Mayıs University, Samsun, Turquia
2. Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Ondakuz Mayis University, Samsun, Turquia

Recebido em 2 de junho de 2020
Aceito em 20 de agosto de 2020
Disponível na Internet em 2 de janeiro de 2021

Como citar este artigo: Bayçelebi D, Yıldız L, Şentürk N. A case report and literature review of cutaneous intravascular large B-cell lymphoma presenting clinically as panniculitis: a difficult diagnosis, but a good prognosis. An Bras Dermatol. 2021;96:72 – 5.

Correspondência:
D. Baycelebi
E-mail: drdnz@yahoo.com.tr

 

Resumo

O linfoma intravascular de grandes células B é um subtipo raro de linfoma extranodal de grandes células B, não tumoral, caracterizado pela presença de células tumorais no lúmen dos vasos. É dividido em dois tipos principais: clássico e asiático. Os pacientes que apresentam apenas envolvimento cutâneo são em sua maioria mulheres, com idade inferior à de pacientes com linfoma intravascular clássico de grandes células B e têm um prognóstico melhor. Como o diagnóstico de casos com acometimento cutâneo isolado é difícil, considerar a possibilidade dessa doença, um exame histopatológico cuidadoso e a aplicação de novos e eficazes esquemas de tratamento possibilitarão atingir melhores resultados clínicos nesses casos.

Palavras-chave: Esclerodermia localizada; Linfoma intravascular de grandes células B; Neoplasias cutâneas; Paniculite.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações