Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 96 Número 1

Investigação

Percepção da doença, estratégias de enfrentamento e qualidade de vida na fase inicial da micose fungoide*

Illness perception, coping, and quality of life in early-stage Mycosis fungoides*


Oz Segal1; Naama Trumper2; Felix Pavlotsky1; Gil Goldzweig2; Aviv Barzilai1


1. Departamento de Dermatologia, The Chaim Sheba Medical Center, Tel Hashomer, Ramat Gan, Israel
2. School of Behavioral Science, The Academic College of Tel Aviv-Yaffo, Israel

Recebido em 31 de dezembro de 2019
Aceito em 2 de maio de 2020
Disponível na Internet em 31 de dezembro de 2020

Como citar este artigo: Segal O, Trumper N, Pavlotsky F, Goldzweig G, Barzilai A. Illness perception, coping, and quality of life in early-stage Mycosis fungoides. An Bras Dermatol. 2021;96:27 – 33.

Correspondência:
Oz Segal
oz.segal@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A micose fungoide é o tipo mais comum de linfoma cutâneo de células T. A maioria dos casos de micose fungoide em estágio inicial segue um curso indolente, portanto é considerada pelos médicos condição relativamente benigna. Entretanto, como a micose fungoide é considerada um tipo de câncer, os pacientes podem ter uma percepção diferente.
OBJETIVO: Investigar a percepção da doença pelos pacientes e sua relação com a qualidade de vida, depressão, ansiedade e estratégias de enfrentamento em pacientes com micose fungoide em estágio inicial.
MÉTODOS: Foi realizado estudo transversal baseado em questionário. Pacientes de um centro médico terciário único preencheram o Revised Illness Perception Questionnaire, a escala MF/SS CTCL-Quality of Life, a Hospital Anxiety and Depression Scale e a The Mental Adjustment to Cancer Scale.
RESULTADOS: Trinta pacientes (25 homens, 5 mulheres, média de idade de 51,60 anos) com micose fungoide estágio I foram incluídos. A micose fungoide teve pequeno impacto na vida diária dos pacientes, na sua qualidade de vida e nos níveis de depressão e ansiedade; os pacientes geralmente lidaram bem com a situação. A compreensão da doença era baixa e estava negativamente correlacionada com o comprometimento da qualidade de vida e depressão. Os pacientes consideravam que o estresse e as preocupações constituíam a etiologia da doença.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Uma pequena amostra de pacientes foi incluída.
CONCLUSÃO Pacientes com micose fungoide em estágio inicial adaptam-se bem à doença. As intervenções psicológicas devem ter como objetivo melhorar a estratégia de enfrentamento da doença pelos pacientes e aumentar a compreensão a fim de manter alta qualidade de vida.

Palavras-chave: Impacto psicossocial; Micose fungoide; Qualidade de vida.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações