Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 96 Número 1

Educação Médica Continuada

Atualização em papiloma vírus humano – parte I: epidemiologia, patogênese e espectro clínico*

Update on human papilloma virus - part I: epidemiology, pathogenesis, and clinical spectrum*


Geraldo Magela Magalhaes1,2; Erica Cristina Vieira2; Lucas Campos Garcia2; Maria de Lourdes Ribeiro De Carvalho-Leite1; Antonio Carlos Martins Guedes1,2; Marcelo Grossi Araujo1,2


1. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
2. Serviço de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
3. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Recebido em 28 de agosto de 2020
Aceito em 18 de novembro de 2020

Como citar este artigo: Magalhães GM, Vieira EC, Garcia LC, De Carvalho-Leite MLR, Guedes ACM, Araújo MG. Update on human papillomavirus - part I: epidemiology, pathogenesis, and clinical spectrum. An Bras Dermatol. 2021;96:1-16.

Correspondência:
M.G. Araújo
E-mail: mgrossi@medicina.ufmg.br

 

Resumo

A infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) resulta em grande número de manifestações clínicas na pele e nas mucosas. Seu espectro vai desde infecções subclínicas, passando por várias doenças benignas da pele e mucosas e culminando com lesões pré-malignas e neoplasias francas. O registro de novos tipos do HPV cresce continuamente, e muitos deles são caracterizados como tipos de alto risco por seu potencial oncogênico. O conhecimento de sua epidemiologia e patogênese torna possível o entendimento não só do processo de infecção e doença, mas das medidas necessárias para o diagnóstico clínico e laboratorial, o tratamento e, antes disso, a prevenção. Nesta revisão não sistemática, buscou-se por artigos que propiciassem uma atualização e discussão sobre esses aspectos. Aqui são abordados os principais aspectos da epidemiologia, da patogênese e das manifestações clínicas, com ênfase naquelas da competência do dermatologista. Discute-se a distribuição da infecção e das doenças com destaque no panorama brasileiro, tanto das manifestações cutâneas presentes no cotidiano dos consultórios médicos quanto da condição de agravo de saúde pública como infecção sexualmente transmissível. São abordados, ainda, a oncogenicidade do vírus e seu desdobramento nas múltiplas manifestações clínicas, especialmente em imunossuprimidos.

Palavras-chave: Infecções tumorais por vírus; Infecções tumorais por vírus/complicações; Infecções tumorais por vírus/diagnóstico; Infecções tumorais por vírus/epidemiologia; Papillomaviridae.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações