Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número S1

Artigo Especial

Consenso sobre diagnóstico e tratamento das úlceras crônicas de perna - Sociedade Brasileira de Dermatologia*

Consensus on the diagnosis and management of chronic leg ulcers - Brazilian Society of Dermatology*


Luciana Patricia Fernandes Abbade1; Marco Andrey Cipriani Frade2; José Roberto Pereira Pegas3,4,5; Paula Dadalt-Granja6; Lucas Campos Garcia7; Roberto Bueno Filho8; Carlos Eduardo Fonseca Parenti9


1. Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia, Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil
2. Departamento de Clínica Médica (Divisão de Dermatologia), Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil
3. Serviço de Dermatologia, Hospital Padre Bento de Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil
4. Disciplina de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Universidade da Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
5. Disciplina de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Jundiaí, SP, Brasil
6. Departamento de Medicina Clínica (Disciplina de Dermatologia), Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
7. Serviço de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
8. Serviço de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil
9. Departamento de Dermatologia, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Recebido em 9 de maio de 2020
Aceito em 7 de junho de 2020
Disponível na Internet em 19 de novembro de 2020

Como citar este artigo: Abbade LPF, Frade MAC, Pegas JRP, Dadalt-Granja P, Garcia LC, Bueno Filho R, Parenti CEF. Consensus on the diagnosis and management of chronic leg ulcers - Brazilian Society of Dermatology. An Bras Dermatol. 2020;95:1-18.

Correspondência:

Luciana Patricia Fernandes Abbade
fernandes.abbade@unesp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: As úlceras crônicas dos membros inferiores afetam grande parcela da população adulta e causam impactos social e econômico significativos, relacionados a cuidados ambulatoriais e hospitalares, ausência ao trabalho, gastos previdenciários e redução da qualidade vida. O diagnóstico correto e a abordagem terapêutica são fundamentais para uma evolução favorável.
OBJETIVO: Reunir a experiência de dermatologistas brasileiros com a revisão de literatura especializada para elaboração de recomendações para diagnóstico e tratamento dos principais tipos de úlceras crônicas de membros inferiores.
MÉTODOS: Sete especialistas de seis centros universitários com experiência em úlceras crônicas dos membros inferiores foram indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a elaboração de um consenso sobre diagnóstico e manejo terapêutico dessas úlceras. A partir da metodologia DELPHI adaptada, foram considerados elementos relevantes no diagnóstico e tratamento das úlceras crônicas de membros inferiores de causas mais comuns; a seguir, procedeu-se à análise da literatura recente com o uso das melhores evidências científicas.
RESULTADOS: Foram definidos os seguintes temas como relevantes para este consenso -diagnósticos etiológicos diferenciais mais prevalentes das úlceras crônicas dos membros inferiores (úlceras venosas, arteriais, neuropáticas e hipertensivas), bem como a abordagem de cada uma delas. Incluiu-se também o tópico de princípios gerais para manejo local, comum às úlceras crônicas, independentemente da etiologia.
CONCLUSÃO: Este consenso abordou as principais etiologias de úlceras crônicas dos membros inferiores, com manejo baseado em evidências científicas, para auxiliar os dermatologistas e outros profissionais de saúde e beneficiar o maior número de pacientes com esse agravo.

Palavras-chave: Diabetes mellitus; Doença arterial periférica; Hanseníase; Neuropatia; Úlcera cutânea; Úlcera da perna; Úlcera venosa.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações